quinta-feira, 3 de julho de 2008

Liberdade após 500 anos de escravidão

Não se trata da libertação da escravatura dos negros no Brasil. Essa já aconteceu a mais de 100 anos. Falo da escravidão religiosa, quando os judeus da Espanha e Portugal tiveram sua liberdade cassada, sua religião proibida e foram forçados a se converter ao cristianismo. A escravidão ideológica a que fomos submetidos.
A cerca de 500 anos, D. Manuel I, rei de Portugal, pressionado pela Espanha concorda em expulsar os judeus da Península Ibérica. Mas os judeus detinham parte importante do poder econômico, e expulsa-los causaria uma crise sem precedentes. Por isso o rei proíbe os judeus de sair e obriga-os a converter-se ao cristianismo com um decreto outorgado em 31 de Março de 1496. Só que muitos continuaram a praticar o judaísmo secretamente, estes foram os criptojudeus.
Até que em 6 de Julho de 1547 o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição se instala oficialmente em Portugal.
Já havia a prática de deportar criminosos para o Brasil, e com a introdução da Inquisição, os judeus passaram a ser tratados da mesma forma. Grande parte dos judeus condenados pela Inquisição veio para o Nordeste do Brasil, principalmente nos séculos XVII e XVIII.
Isolados no semi-árido nordestino, enfrentando a fome e a seca, muitos em condição de vida miserável, assim nossos antepassados perderam sua identidade religiosa. As práticas e os costumes judaicos foram sufocados ao longo do tempo e nos tornamos escravos do cristianismo. Restou-nos uma tênue lembrança, a única coisa que nossos avós conseguiram guardar e nos passar como herança: A informação que somos descendentes de judeus, filhos de Israel.
O Brasil Império torna-se uma República quase ao mesmo tempo em que os judeus da Europa fundam o movimento sionista político. No dia 29 de agosto de 1897 é realizado o primeiro congresso sionista desde a diáspora. Fugindo do anti-semitismo, judeus europeus se refugiam no Brasil e fundam a Congregação Israelita Paulista (CIP), em 1936. Em Maio de 1948 é estabelecido o moderno estado de Israel. Mas tudo isso era uma realidade muito distante de nós, que ficamos aqui, ainda esquecidos sob a escuridão da idolatria e das mentiras do cristianismo.
Enfim o Brasil se torna um país democrático, com a liberdade religiosa garantida pela constituição. Mas por falta de informação continuamos escravos da fé cristã. Nossas Bíblias não passavam de uma versão adulterada e mal traduzida da Tanach, atarraxada ao infame Novo Testamento.
Mas a luz da Torah finalmente chegou até nós em forma de bits e bytes, informação digital circulando via internet. Centenas de sites judaicos foram criados em vários idiomas onde os sábios rabinos publicam seus artigos, pensamentos e ensinamentos da Torah. A internet não reconhece fronteiras; mas seus caminhos ocultam perigosas armadilhas. Falsos judeus, sob a alcunha de "judeus messiânicos" pregam abertamente antigas mentiras do cristianismo. Mas basta dar ouvidos aos verdadeiros judeus que toda mentira é dissipada. Basta ter coragem sair da escuridão e vir para luz da verdade, a verdade da Torah. Mas não dá pra ser judeu apenas de internet. Precisamos experimentar na prática e viver intensamente tudo que foi roubado de nossos antepassados nesses 500 anos de trevas. A boa notícia é que o Shavei Israel chegou até nós para nos resgatar. Já temos um rabino aqui, nesse nordeste outrora esquecido. Com isso as portas estão abertas e possibilidades são infinitas. Já não somos mais escravos!
A noite foi longa, mas eis que o sol brilha no horizonte!

Nenhum comentário: